22 junho 2014

A Verdade Sobre Ciências da Comunicação: Ano I


Há um ano atrás, tinha eu acabado os meus exames e estava na iminência de materializar um projecto já idoso e conhecido. Não havia decisão a ser tomada, apenas, mais um clique neste corte profundo com lar, uma mudança tremenda e, finalmente, um gostinho da vida que ambicionava, mesmo quando, ainda, nem sabia tantas outras coisas sobre mim.
Dez meses após este primeiro passo, cá estou eu de mala pronta para voltar a casa - para umas breves férias - e com uma história magnífica para contar.
Lembro-me do meu primeiro dia de faculdade: o segundo dia em que estive completamente sozinha no mundo. Recordo a estranha calmaria que sentia, como se nada estivesse em perigo, como se tivesse chegado, irreversivelmente, a casa - ou à nave-mãe.
Memórias à parte, estes dois primeiros semestres não foram nada menos do que esgotantes e deliciosos.
Segue-se, portanto, uma pequena avaliação das dez disciplinas com que fui presenteada:

Semiótica
Ao início, a irmã malvada da Filosofia, um calhamaço de inutilidades e, no entanto, incrivelmente, fascinante. Talvez seja uma opinião controversa, mas pensando sobre o que me impingiu, admito que me forçou a pensar, a saltar, a olhar o mundo sem os óculos da ignorância dos que a desconhecem. Um esforço - tremendo - necessário.

Teoria da Comunicação
Um revisão sobre o Homem e a sua experiência de ligação ao mundo. As leituras são mais do que basilares, nesta querida cadeira.

Ciências Sociais
Esta é a tal disciplina esmagadora que nos atormenta os finais de tarde com mais e mais textos infindáveis. Interessante, mas, talvez, não muito mais do que isso.

História dos Media
Volte ao secundário e reveja em profundidade alguns dos momentos mais importantes do percurso dos mortais, enfatizando - sempre - a indispensabilidade dos meios de comunicação. Um  feitiço que requer leituras acumuladas e um ângulo particular de exposição para que se consiga algum sucesso.

Teoria da Notícia
A pérola do primeiro semestre - diria, mesmo, deste primeiro ano. O material bibliográfico é [literalmente] esmagador, mas sublime. Um mergulho profundo nas rotinas do jornalismo que exige uma tomada de posição e o verdadeiro envolvimento do aluno. Brilhante!

Economia
À primeira vista, útil, compreensível e bastante prática. Contudo, no momento das frequências, exigente e, fantasticamente, complexa. Um monstro que exige toda a sua flexibilidade intelectual. Boa sorte.

Filosofia da Comunicação
Talvez uma das mais fascinantes cadeiras deste primeiro ano, mas muito mal aproveitada. Uma leitura rápida falha na apreensão da sua verdadeira essência. Se se der ao trabalho de esquecer o que lhe é recomendado e explorar, tornar-se-á num filósofo de primeira e certamente ficará impressionado com a sua capacidade de raciocínio. Vale o esforço extra.

Métodos Quantitativos
Uma combinação peculiar - para não a adjectivar de outra forma mais severa - de estatística e trabalho de investigação. Talvez a disciplina mais descartável.

Teoria da Imagem e da Representação
Andei aulas a pensar-me uma verdadeira ignorante e, no entanto, perante o desafio senti-me capaz de pensar, conhecer e até domar a besta. Uma mancha na minha perspectiva das mais simples tarefas, isto é, transformou-se, facilmente, nesta assombração que não me abandona (nem mesmo - e sobretudo - no cinema).

Sistémica e Modelos de Informação
A bibliografia é imensa, o princípio labirintítico, mas, todavia, sob o - aparente - pesadelo que é a Teoria Matemática da Comunicação de Shannon, jaz um mundo de possibilidades, engenhosamente, deliciosas. A acumulação de momentos que, no final, se encaixam perfeitamente.

Depois de um ano de aulas de Segunda a Quinta, leituras de Sexta a Domingo e oito horas de sono repetidas em rotinas um tanto exaustivas, mantem-se o sonho e aguça-se o engenho.
Para quem anda à procura de um pedacinho do céu embrulhado com os mais densos mantos infernais, voilá, nada melhor.
Convencido?

Inspirado na vida,
IP

Informações Úteis:
Nota do último colocado (2013 - contingente geral):
1ª fase: 16,8 v.
2ª fase: 16,95 v.

Provas de Ingresso:
História, Economia, Filosofia ou Português.

180 vagas


Sem comentários: