20 agosto 2014

8 Regras Para Evitar os Quilos Universitários

Avoiding the Freshman 15 a.k.a Como Não Engordar na Faculdade

A mudança drástica que o ensino superior parece impingir nas nossas jovens vidas implica uma alteração, ainda, mais radical dos nossos velhos hábitos.
Talvez permaneça em casa dos seus pais, onde as refeições estarão garantidamente prontas a horas sem qualquer esforço extra, mas e se ao horário maluco dos estudos se acumular a condição recente de adulto responsável?

Todos os anos, milhares de jovens saem de casa, pela primeira - ou milionésima - vez numa aventura que pode adicionar às suas cinturas quilos de sedentarismo e preguiça combatidos pelos punhados de bolachas como lanche ou de batatas fritas como almoço delicioso.

Eis oito dicas essenciais para se tornar num estudante supremo - organizado, feliz e, acima de tudo, do tamanho original.

Mantenha uma rotina ativa 
Nos meus primeiros meses de faculdade, a longa e intensa caminhada de casa até ao sublime edifício era a única atividade física praticada.
Tinha perdido o hábito da meia hora diária de pilates motivada pela falta de espaço no meu quarto de dormitório universitário e mantinha-me reticente quanto a novas alternativas.
Apesar de não ter ganho centímetros - o meu regime alimentar não o deixara - sentia-me (virtualmente ou espiritualmente) mais pesada e menos capaz de devorar a calçada, no fim do dia.
Voltei para o segundo semestre com outra energia: decidida a manter uma rotina de exercício que me tonificasse e, de facto, não foi uma tarefa complicada.
São múltiplas as possibilidades, mas o importante é assegurar a libertação frequente de endorfina e a utilização das calorias que ingere tão avidamente.

Não negligencie as 8 horas apagadas
O repouso é uma arma poderosa na criação de energia e disposição. Para se manter ativa - ou mesmo alerta, durante as caras aulas - não pode evitar uma boa noite de sono. Se tiver problemas em adormecer (como eu), estabeleça rotinas de exercício físico mais difíceis  - uma corrida mais intensa - acompanhadas de momentos de relaxamento que se refletem em calmos rituais mesmo antes de dormir.

Evite a acumulação de tarefas
Ignorar o calhamaço que tem para ler ou a pilha de roupa que tem para lavar conduzira-lo-á numa espiral de desgraça...
Sempre que a minha to do list se alonga, começo a criar a necessidade imediata de um lanche, o que se traduz na ingestão de mais calorias.
Se sofre da mesma tendência, nem experimente deixar para amanhã o que pode fazer hoje, já que depois a lista de super-mercado será, inexoravelmente, maior.

Não beba as suas calorias
O álcool esconde terríveis quantidades de açúcar e avolumados valores calóricos. Divirta-se, mas tenha cuidado - gira o seu orçamento!


Não salte o começo
Uma breve contribuição para o badalado cliché: não salte o pequeno-almoço, a refeição mais importante do dia.
Se se sentir enjoado, aposte numa refeição mais leve, mas, ainda assim, nutritiva - como uma peça de fruta (rica em açúcar para começar o dia) e um chá delicioso.

Elimine as ameaças
Escape à forte tentação de esgotar a conta bancária em chocolates, batatas fritas e bolachas recheadas. De facto, ignore tais correadores infernais na hora semanal do reabastecimento dos seus mantimentos.
Se não guardar ameças em casa e mantiver opções saudáveis (mas saborosas), conseguirá substituir a comida de conforto por escolhas menos graves. 
Portanto, nada de cenário apocalíptico em que um armazém de chocolates é imperativo!

Não agrave a fome
Entre aulas, devore um par de bolachas, uma sandes ou uma peça de fruta para calar o monstro, que, de outro modo, a faria assassinar a aldeia inteira que vive na sua despensa, no momento que chegasse a casa.
Manterá os seus níveis de energia e açúcar estáveis e será mais feliz: perfeito!

Esgote os recursos hídricos
Acompanhe os seus mini lanches com grande e frequentes goles de água - nada de sumos ou refrigerantes. Engane a fome e acelere o seu metabolismo para uma silhueta sempre impecável.

Adote estas pequenas alterações ou enfatize-as para não ter de abdicar da sua cintura de vespa, nesta nova fase da sua vida: a melhor!
Divirta-se, estude muito e, acima de tudo, mantenha-se saudável... este é o único corpo que alguma vez terá.
Convencido?

Inspirado na vida,
IP

Sem comentários: