28 setembro 2014

Diário de Bordo: Roma Aqui Tão Perto

Seis Horas Depois

Numa rara oportunidade, lá fui eu explorar as galerias romanas que jazem sob a baixa pombalina.
Após o confronto com uma fila assustadora, na primeira tentativa, decidimos regressar este Domingo pela manhã, convencidas de que mais ninguém teria tamanho interesse.
Redonda e dolorosamente, enganadas, fomos presentadas com uma aglomerado populacional extremo que viria a simbolizar mais de seis horas de dores, inchaço e entusiasmo desbotado.
Porém e como dizia a nossa vizinha de tortura, "desistir" não é palavra que conste do meu dicionário, pelo que suportei a sombra, o sol e as ameaças de chuva com o mais estoico dos espíritos.

Bem-Vindo a Roma

Encontradas pela primeira vez em 1771, aquando da reconstrução da cidade que havia sido desvatada pelo terramoto de 1755, as galerias romanas concentram um conjunto de corredores agora medianamente inundados e, uma vez por ano, abertos ao público.
Embora a demora seja mais do que penosa, a visita é, efetivamente, deslumbrante, uma vez que nos é oferecido um contacto inédito com o passado diluído.
Depois de vencer a abertura medíocre no centro da Rua da Conceição, as escadas mínimas e o chão inundado, descobrirá um mundo perdido de segredos.

D de Domingo, Doidos ou Duros

É oferecido este pedaço de tinta desbotável como prova da resistência à enorme fila de curiosos.

Horas de Humanos

Chegamos pelas 10 e 30 da manhã e só tivemos oportunidade de descer ao sub-solo pelas 5 da tarde.
Um almoço improvisado, alguns piadas e o incrível momento de repouso na calçada são estágios incontornáveis nesta maravilhosa luta por uma centelha da civilização romana.

Prémio Final

Eis que, finalmente, fomos autorizadas a descer e a espreitar um mundo distante.
Três grupos são, individualmente, acompanhados às diversas galerias, onde, brevemente, se explica a história do edifício.
Um recanto de águas e argamassa ameaçado pelo peso de uma nova civilização...
Uma impressionante visita a não perder, nos ínfimos períodos em que tal é possível.
Por este ano, termina já hoje a aventura, mas talvez ouse visitar numa próxima oportunidade.
Tentado?

Inspirado na vida,
IP

Entrada Gratuita
Mais informações: museudacidade@cm-lisboa.pt

Sem comentários: